No Brasil, o dia do Marinheiro, é celebrado em 13 de dezembro, dia do nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha Brasileira.
Da Redação do Tribuna de Parnaíba
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (12), na sede da Capitania dos Portos do Estado do Piauí, uma solenidade cívico-militar, em alusão ao dia do Marinheiro, comemorado tradicionalmente em 13 de dezembro.
A cerimônia que contou com a presença de representantes do Exército Brasileiro e da Polícia Militar, através dos comandantes do 2º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-coronel Pacífico, e, 2º Batalhão de Bombeiros Militares, Major Rivelino, ainda contou com a presença do Prefeito de Parnaíba, o Sr. Francisco de Assis de Moraes Souza, Mão Santa, além de membros de organizações civis amigas da Marinha, entre elas o GEMAR – Grupo de Escoteiros do Mar, a ACIP – Associação Comercial e Industrial de Parnaíba e, a SOAMAR – Sociedade Amigos da Marinha.
O Capitão dos Portos do Piauí, o Capitão de Fragata Benjamin Dante Rodrigues Duarte, recebeu a todos e exaltou a cooperação mutua, entre a Marinha do Brasil e a sociedade parnaibana, relembrando as ações desenvolvidas durante o ano de 2019.
O Capitão de Fragata relembrou, que nunca sob o comando da Capitania dos Portos do Piauí, em missão de salvaguarda ao território brasileiro, estiveram duas embarcações de patrulha e três aeronaves, além de homens do corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. Fato este ocorrido neste ano, quando da operação de combate às manchas de óleo que atingiram o litoral piauiense.
Para finalizar a cerimônia, foram homenageados três militares por tempo de serviço à Marinha do Brasil e realizada uma promoção de patente.
Confira mais matérias de cotidiano clicando aqui