Capitão dos portos esclarece sobre situação na praia de Atalaia

Segundo Capitão, óleo agora está em pequenos pedaços e em grande extensão não só na areia, mas também no mar.

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

O Capitão dos Portos do Estado do Piauí, Capitão de Fragata Benjamin Dante, esclareceu a situação atual na orla da praia de Atalaia, devido ao novo formato encontrado no óleo que chega à praia.

Segundo o Capitão, o óleo agora está em pequenos pedaços semelhantes a moedas e em grande extensão, misturado-se a algas e outras plantas marinhas.

Nesta quinta-feira (14) foram recolhidos 80 kg de óleo somente da praia de Atalaia. Militares fuzileiros navais estão ajudando na limpeza das praias em uma ação coordenada com diversas outras instituições como prefeituras, corpo de bombeiros, dentre outros. Continua depois da publicidade

Até o meio dia desta sexta-feira (15), mais 450 kg de óleo haviam sido retirados, somente da praia de Atalaia em Luís Correia.

Praias onde foram registrados pontos de óleo:

  • Praia de Atalaia (IMPRÓPRIA para banho)
  • Praia do Pontal, em Ilha Grande (avistado pelo IBAMA);
  • Praia do Peito de Moça, em Luís Correia (avistado pela Marinha);
  • Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba (avistado por pescadores e populares)

Praia da Pedra do Sal

Assim que tomou conhecimento do aparecimento das manchas de óleo, a Prefeitura de Parnaíba enviou uma equipe para realizar a limpeza da praia da Pedra do Sal, além de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente para monitorar e avaliar a extensão de praia afetada.

Técnicos da Prefeitura de Parnaíba avaliam o impacto ambiental

Após constatar a extensão dos pontos de óleo, a Prefeitura de Parnaíba decidiu enviar uma equipe ainda maior no início da manhã deste sábado (16).

Nem mesmo as pedras que dão nome a praia da Pedra do Sal, foram poupadas do óleo. Até o momento a praia parnaibana NÃO foi considerada imprópria para banho. Das praias em que houve a confirmação da presença de óleo, somente a de Atalaia está IMPRÓPRIA para banho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *