A plantação está situada a quatro anos mesmo solo e, a cada colheita, bate um recorde atrás do outro.
Fonte: Folha de Oeiras
Após ganhar destaque por ter colhido uma raiz de mandioca pesando 10 kg e medindo 70 centímetros há dois anos, o agricultor Ângelo Martins Rodrigues, de 83 anos, foi além e desta vez conseguiu uma raiz maior que a anterior: ele colheu uma mandioca que pesava 12 kg e media 80 centímetros. Ele é morador da fazenda Várzea Branca, localidade Lagoa do Meio, zona rural de Oeiras.
No mesmo local onde a gigantesca raiz foi colhida, outros tubérculos com pesos variando entre 2 kg e 6 kg são facilmente encontrados no plantio do aposentado. A plantação está situada a quatro anos mesmo solo e, a cada colheita, bate um recorde atrás do outro.
Ângelo Martins contou que em outros tempos a colheita de raízes gigantes era muito comum. “Era uma época em que se plantava muito e os invernos eram muito bons. As primeiras chuvas começavam em setembro e seguiam até o mês de abril ou maio. Arrancávamos muita mandioca com raízes grandes, maiores do que essas”, disse o agricultor ao site local. Continua depois da publicidade
Toda essa fartura servirá de alimentação para o rebanho bovino criado na Fazenda Várzea Branca. Nesse período do ano, devido a estiagem e a consequente falta de pastagem leva o gado a sofrer com a escassez de alimentação balanceada.
Para o agricultor, o solo rico e a irrigação praticada na área são as razões para mandiocas tão grandes.