Homenagens aos heróis do 19 de outubro de 1822, aconteceram na Praça da Graça, centro de Parnaíba.
Da Redação do Tribuna de Parnaíba / Com informações da CCom PI
Foram realizadas na manhã deste sábado (19), diversas homenagens alusivas aos 197 anos de adesão do Piauí à independência do Piauí, fato este que aconteceu no dia 19 de outubro de 1922, em frente a Câmara Municipal de Parnaíba, onde hoje repousa um imponente monumento lembrando a cada um dos parnaibanos a coragem e força dos bravos parnaibanos que foram pioneiros do grito de liberdade do julgo português.
O hasteamento da bandeira e desfile das tropas marcou a solenidade cívico militar, no qual desfilaram a Polícia Militar, Marinha, Exército, escoteiros, Corpo de Bombeiros, escolas estaduais e municipais e a Banda Roland Jacob.
O governador Wellington Dias ressaltou a relevância de Parnaíba na história de independência do Brasil de Portugal. “O Piauí tem uma importância histórica para o Brasil pelo fato de que foi aqui na Praça da Graça, em 19 de outubro de 1822, que se concretizou, a partir da bravura de líderes pela independência do Brasil, e depois se estendendo por Oeiras, Piracuruca, Campo Maior, com a Batalha do Jenipapo, indo até Caxias defendendo a independência do Brasil. Por isso a relevância de celebrar esse momento”, afirmou Dias.
Na Catedral de Nossa Senhora da Graça foi realizado o Te Deum Laudamus de Ação de Graças, que contou com a presença do Prefeito Mão Santa, acompanhado da primeira-dama municipal, Sra. Adalgisa de Carvalho Moraes Souza. O Te Deum é um hino cristão utilizado em eventos solenes de ações de graças, cujo significado da expressão Te Deum Laudamus é “A ti louvamos, Deus”.