Manifestação teve caminhada da Universidade Federal do Delta do Parnaíba até a Praça da Graça, no centro de Parnaíba.
Por: Bruno Santana
Estudantes, professores, sindicalistas e representantes de partidos de esquerda, participaram em Parnaíba do “Ato nacional 15 de maio, todas e todos nas ruas pela educação”.
A manifestação teve início com uma caminhada da UFDPar que seguiu por ruas e avenidas de Parnaíba com destino à Praça da Graça, no centro da cidade.
O ato contou com o apoio de alunos e professores da rede estadual de ensino, que pode ter nova paralisação, haja visto que o Governador Wellington Dias, não paga o piso nacional do magistério para os professores da rede estadual.
A tarde, a programação do ato segue com produção de cartazes, e nova manifestação, dessa vez em frente a UFDPar a partir das 16h.
Às 18h uma apresentação cultural, também em frente à UFDPar encerra a programação do ato contra o corte. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Ministério da Educação, o contingenciamento atinge apenas 3,4% do orçamento das universidades. E afirma ainda que o bloqueio “foi operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos, em decorrência da restrição orçamentária imposta a toda Administração Pública Federal por meio do Decreto nº 9.741, de 28 de março de 2019, e da Portaria nº 144, de 2 de maio de 2019”.