O secretário-adjunto de Fazenda, Esteves Colnago, afirmou, nesta segunda-feira (15), que não há previsão de concursos públicos no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020.
Fonte: Estratégia Concursos
A restrição para a realização de concursos já vinha sendo especulada pelo governo há um bom tempo. É válido lembrar, que o texto ainda deve tramitar nas duas casas do Congresso Nacional e sofrer modificações até a sua aprovação.
Quem acompanha o noticiário político, sabe que o discurso de que não haverá mais concursos, vem sendo difundido há alguns anos. Entre 2015 e 2016, em virtude do agravamento da crise econômica, o Executivo Federal também havia anunciado a suspensão de concursos públicos. Não foi o que ocorreu.
A título de exemplo, em 2017, foram mais de 35 mil vagas e 176 editais publicados. Para o ano de 2018, foram previstas mais de 50 mil vagas autorizadas e solicitadas, em concursos distribuídos entre órgãos do executivo federal, estadual, municipal e o judiciário. Além, é claro, das autorizações que previram vagas para a AGU, PF, PRF e Iphan, que tiveram editais publicados naquele ano.