Local tem capacidade para 20 pacientes e é mantido através da iniciativa de um pastor evangélico.
Por: Bruno Santana
A convite do Secretário Municipal de Esportes, Macksuel Brandão, o Prefeito de Parnaíba, Francisco de Assis de Moraes Souza (Mão Santa), visitou na manhã desta quarta-feira (17), a comunidade terapêutica Maanaim, localizada no Bairro Igaraçu.
Criada a pouco mais de 1 (um) ano, a comunidade terapêutica Maanaim atualmente abriga 20 pacientes, para tratamento contra a dependência química.
O local que funciona em uma casa alugada, está em sua capacidade máxima e, conta com psicólogos, assistentes sociais (voluntários), coordenados pelo Pastor Felipe dos Santos, idealizador do programa.
O Prefeito Mão Santa conheceu o espaço e o método de tratamento dos internos. A técnica terapêutica utilizada é a laborterapia, que é um tipo de Terapia por meio do trabalho.
Mão Santa elogiou os esforços individuais de cada paciente, que, de forma voluntária, procuraram ajuda para sair da dependência química e, garantiu apoio ao projeto através das secretarias municipais.
“Hoje nós temos 20 internos, estamos em nossa capacidade total, mas queremos crescer, resgatar mais vidas, queremos poder receber, 40, 60 ou quem sabe até mais”. Afirmou o Pastor Felipe Santos, Coordenador Geral da comunidade e ex-viciado.
“Jesus disse: Eu vim para que todos tenham vida! E com certeza a vida que Jesus quer que tenhamos é uma vida boa, com saúde e prosperidade. Jesus não quer nenhum irmão seu passando por dificuldades. Deus não quer o sofrimento de seus filhos, e vocês são donos dos seus futuros, vocês podem mudar o futuro de vocês, mas primeiro vocês precisam acreditar em vocês e em Deus” Disse Mão Santa se dirigindo aos pacientes.
“Estou há 3 meses sem usar crack. Em nome de Jesus eu vou vencer, pode ter certeza que cada pessoa que aqui está não quer voltar para esse mundo das drogas. Quem tá aqui não tá na rua roubando um botijão de gás ou invadindo uma casa pra comprar droga.” Afirmou um dos internos.
O local abriga dependentes de drogas ilícitas, mas também das drogas lícitas, como o álcool. Atividades como artes e até mesmo o cultivo de uma pequena horta, fazem parte do processo da laborterapia.