Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Parnaíba, o solo da região está saturado e não consegue mais absorver água.
Por: Bruno Santana
Mais uma madrugada chuvosa em Parnaíba deixa diversas ruas alagadas. Em entrevista recente à TV Clube, o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Parnaíba, Major Rivelino, afirmou que o solo da região está saturado devido o grande volume de chuva que cai na cidade nestes primeiros meses de 2019.
Em apenas um dia do mês de março choveu o equivalente a 256 milímetros, sendo considerada a cidade que mais recebeu chuvas em todo o Brasil.
Diversas equipes da Prefeitura de Parnaíba e do Corpo de Bombeiros estão trabalhando no resgate das famílias atingidas pelos alagamentos e na drenagem dos locais através de carros-pipa.
O chamado “piscinão 2” no Bairro Frei Higino, bacia responsável por receber o excedente das águas pluviométricas do “piscinão 1” localizado no Bairro Piauí, está quase em sua capacidade total de armazenamento. Equipes da Secretaria de Infraestrutura trabalham ininterruptamente para evitar que o mesmo transborde, através da retirada de água com ajuda de carros-pipa.
Na Avenida das Nações Unidas (Beira-rio), o rio Igaraçu está a poucos metros da mureta de contenção, o que tem deixado as equipes de resgate da defesa civil e dos bombeiros em alerta constante.