Pontos onde os buracos estão abrindo são consequência de vazamentos na rede de saneamento sem manutenção, da AGESPISA.
Por: Bruno Santana
Sem manutenção, ou até mesmo desativadas as galeria do sistema de saneamento da cidade de Parnaíba estão causando buracos nas vias por onde elas estão instaladas.
É fato que a cidade ainda não foi completamente contemplada com o sistema de saneamento básico, porém os pontos onde esses canos foram instalados estão abrindo imensos buracos devidos às fortes chuvas que atingem a região.
No entanto, as equipes da Prefeitura de Parnaíba, detectaram que além da saturação do solo, que não absorve com facilidade o grande volume de águas, vazamentos em canos (alguns deles unidos através de aquecimento, sem cola ou sem luva) contribuem para o surgimento de imensas e perigosas crateras em vias públicas.
Na Avenida Armando Cajubá, três imensas crateras abriram, uma delas inclusive causou o acidente que por pouco não resultou em uma fatalidade, quando um veículo furou o bloqueio e caiu no buraco, “camuflado” pelas águas.
Durante as obras de reparo que aconteceram na manhã deste sábado (13), foi encontrada um grande caixa de concreto, instalada pela AGESPISA no subsolo da via, e desativada pela mesma, a caixa serviria como uma espécie de entroncamento dos canos que levariam o esgoto para uma estação de tratamento. Estação essa que nunca entrou em funcionamento.
A Avenida Armando Cajubá é apenas um exemplo dos transtornos causados pelo serviço mal feito da Águas e Esgotos do Piauí SA – AGESPISA. Basta que o cidadão observar os declives nas vias causados pelos “rasgos” para a instalação dos canos de esgoto e que não foram adequadamente refeitos, tampas de bueiros quase 10 cm abaixo da linha de solo e muitas outras barbaridades.
A pergunta é: Onde estão os órgãos fiscalizatórios, como o Ministério Público do Estado do Piauí, OAB e muitos outros?
Conversa fiada. A Prefeitura quer esconder sua responsabilidade e acusa a Agespisa. Conta outra que essa é velha.