Candidatos questionaram a informação da prova sobre preenchimento do gabarito com caneta de tinta azul ou preta.
Por: Bruno Santana
O Instituto Legatus, responsável pela aplicação das provas do concurso da Prefeitura de Parnaíba, para a Secretaria Municipal de Saúde, divulgou neta segunda-feira (11), nota sobre a polêmica envolvendo o uso de caneta azul ou preta no preenchimento do gabarito das provas.
Confira a nota:
“Diante de questionamentos de candidatos que fizeram as provas, neste domingo (10), do concurso público da Prefeitura de Parnaíba-PI, a respeito da possibilidade de eliminação em razão de terem preenchido suas folhas de respostas com caneta azul, o Instituto Legatus esclarece o que segue:
– As folhas de respostas de todos os candidatos são digitalizadas em equipamento de alta precisão, e em seguida software específico faz o reconhecimento óptico das marcações dos candidatos.
– O processamento por meio das tecnologias OMR, ICR e OMR é a mais avançada e recomendada atualmente, sendo utilizada em certames como o ENEM, e substituiu o uso das antigas “máquinas de leitura”.
– Para o processamento das marcações dos candidatos, é preferível a utilização de caneta preta. Entretanto, nenhum candidato será prejudicado caso tenha utilizado a caneta azul.
– Por fim, é importante registrar que na divulgação do resultado cada candidato tem acesso à imagem digitalizada de sua Folha de Respostas.”
Instituto Legatus