A cidade de Petrolina no sertão pernambucano, é referência em fruticultura. Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo.
Por: Bruno Santana
A convite do Prefeito Mão Santa, a Ministra da Agricultura Tereza Cristina, desembarcou em Parnaíba, por volta das 14h30 desta quinta-feira (14). Parnaíba é a primeira cidade a receber uma visita oficial de um membro do ministério do Presidente Jair Bolsonaro.
Seguindo rigorosamente o roteiro definido entre sua equipe e membros da Prefeitura de Parnaíba, a Ministra visitou diversos empreendimentos instalados no Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos, onde conheceu o processo de cultivo e colheita da acerola, um dos carros chefes do projeto que utiliza água do rio Parnaíba para irrigar mais de 2 mil hectares através de micro-aspessores e gotejamento.
Tereza Cristina também conheceu a área que ainda não foi concluída. A expectativa é que, com a conclusão da etapa final do Perímetro Tabuleiros Litorâneos, sejam criados mais de mil empregos e, que a receita bruta total dos agricultores, ultrapasse os R$ 127 milhões.
Após a visita, a ministra seguiu para o prédio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, onde conversou com produtores locais. Ao final da conversa ela respondeu perguntas dos jornalistas presentes.
Questionada pelo Portal Tribuna de Parnaíba.com sobre os benefícios de sua viagem para o incremento de vagas de empregos no setor de fruticultura local, a ministra respondeu: “Nós iremos conversar com o ministro do Desenvolvimento Regional (Gustavo Canuto), para saber dele o cronograma para o retorno dessa obra, onde estão os recursos e, como o governo vai atuar para o término dessa obra que eu sei ser uma prioridade do Governo Federal, que são esses projetos de perímetros irrigados aqui do nordeste e, diante disso, com certeza a fruticultura aqui vai ser, em um futuro próximo, tão boa quanto é em nossa vizinha Petrolina”.
O setor de fruticultura foi o 4º maior gerador de empregos em 2018 na cidade de Parnaíba.