Ações serão realizadas em diversas repartições e locais públicos. A campanha é dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em evidência.
Por: Bruno Santana
Na tarde desta quarta-feira (16) foi dado início a programação alusiva à campanha Janeiro Branco.
Segundo o site do movimento Janeiro Branco, a campanha é projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Rejane Moreira, em Parnaíba a campanha que teve início nesta quarta-feira (16) segue até o próximo dia 25. “Dentro da nossa programação teremos rodas de conversa, mini reuniões, palestras em conjunto com universidades em diversos locais, públicos e privados, para que todos fiquem alerta a esse momento. Janeiro Branco foi criado em Uberlândia (MG) em 2014, mas se estendeu no Brasil todo. Janeiro é um recomeço e branco porque é uma página em branco, onde cada um pode recomeçar a sua história. A campanha é um grande alerta à saúde mental, nós temos um Brasil com índices altíssimos de síndrome do pânico, ansiedade, depressão de suicídios, e esses males é que nós com essa campanha, buscamos combater.” Pontuou a secretária municipal de saúde de Parnaíba. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE.
Ainda segundo Rejane Moreira, todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Parnaíba estão abertas a receber e apoiar a quem necessite de ajuda, onde essas pessoas serão encaminhadas ao Centro de Especialidades e, posteriormente atendidas por um profissional Psicólogo ou Psiquiatra a depender de sua necessidade.
O lançamento da campanha Janeiro Branco aconteceu na Praça do Amor, localizada na Avenida São Sebastião.