Átila Lira não atingiu sequer a quantidade de votos que teve há mais de três décadas, quando se elegeu deputado pela primeira vez.
Fonte: Política Dinâmica
O deputado federal Átila Lira (PSB) conseguiu se reeleger para seu oitavo mandato na Câmara Federal nas eleições do domingo (7). No entanto, obteve a menor votação das sete eleições que disputou até aqui para o cargo. Foi o pior desempenho da carreira política dele.
Em 1986, há 32 anos, quando ele ganhou pela primeira vez, sua votação foi 36% superior ao que ele obteve este ano. Naquela época no PFL, Átila conseguiu 85.186 votos, enquanto em 2018 ele alcançou apenas 54.095. São mais de 30 mil votos a menos que três décadas atrás.
Se a comparação for com a eleição de 2014, quando Átila ficou em 2º lugar para deputado federal, a queda foi de quase 60% na votação. Naquele ano, ele teve 129.276 votos, mais de 75 mil a mais que este ano. A depender do sufoco, esta pode ser a última eleição do político.
Atila foi o único deputado federal eleito pela coligação de partidos que apoiou o candidato Luciano Nunes (PSDB) para o governo do Piauí. Luciano ficou em terceiro na disputa. O deputado federal Heráclito Fortes (DEM) perdeu a eleição e não volta ao Congresso em 2019.