Informação preliminar mencionava um morto, 10 feridos e algumas casas destruídas, mas não há balanço preciso. Terremoto de magnitude 7,5 provocou ondas de até 2 metros na região de Palu.
Fonte: G1
Uma série de terremotos sacudiu a ilha indonésia de Sulawesi nesta sexta-feira (28) e levou à formação de um tsunami que, segundo uma autoridade, varreu casas em pelo menos duas cidades. As ondas chegaram a até 2 metros, e depois recuaram, segundo funcionários do governo.
A Indonésia havia declarado um alerta de tsunami após o mais forte dos terremotos, que registrou magnitude 7,5, mas o suspendeu cerca de meia hora depois. O abalo foi seguido por vários tremores, incluindo um de magnitude 6,7.
O porta-voz da agência indonésia para desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse em uma entrevista na TV que o tsunami atingiu Palu, que é capital da província de Sulawesi, e uma cidade menor, Donggala.
Um vídeo que circula em rede sociais mostra o momento em que uma onda invade a área costeira na cidade de Palu. A imprensa local não conseguiu confirmar a autoria e autenticidade do vídeo até o momento, mas as imagens coincidem com os arredores de um shopping na cidade de Palu, e o funcionário de um museu na cidade confirmou ao jornal “Jakarta Post” que a área foi atingida, antes de a telefonia falhar. As comunicações na área no momento estão interrompidas, informa a agência Associated Press.
Indonesia geophysics agency says Sulawesi quake caused a tsunami. This video is doing the rounds. We believe it is real. pic.twitter.com/7xDzzRuj5v
— David Lipson (@davidlipson) September 28, 2018
O porta-voz da agência de desastres disse que casas foram varridas e famílias foram dadas como desaparecidas.
“O corte nas telecomunicações e a escuridão estão dificultando os esforços para obter informações”, disse o porta-voz. “Toda capacidade nacional será usada e, amanhã de manhã, vamos mandar aviões Hércules e helicópteros para prestar assistência nas áreas afetadas pelo tsunami.”