Tribuna do Poder

O que acontece nos bastidores e não querem que você saiba!

Edição de segunda-feira, 10 de setembro de 2018
Por Bruno Santana

Faltam 27 dias para as eleições

Prazos
Até 17 de setembro os partidos podem substituir seus candidatos, no estado segue a expectativa do que o Deputado Marcelo Castro manterá sua candidatura ao Senado ou mudará sua candidatura para a de Deputado Federal. O candidato a suplente de Senador em sua chapa, José Hamilton, tem especial interesse nessa decisão.

Pesquisas
Causa estranheza os resultados recentes das pesquisas de opinião. Mais curioso ainda é analisar a distribuição de formulários por cidade: Picos com 50 mil eleitores teve 47 formulários, enquanto Parnaíba com 102 mil eleitores, 57 formulários. Simões com 10 mil eleitores teve 19 formulários, enquanto Altos, com 30 mil eleitores teve 14 formulários. Teresina com 556 mil eleitores aparece com 0,48 formulários para cada mil eleitores, enquanto Jaicós, com 12 mil eleitores tem 22 formulários, 1,79 formulários para cada mil eleitores. Não parece correto e merece esclarecimento por parte dos Institutos.

Segredo
Nem todos institutos revelam a distribuição de formulários por cidade, mas o Tribuna do Poder vai solicitar ao TRE a íntegra das pesquisas desde junho. Essa distribuição pode parecer destinada a fornecer um resultado mais favorável a um candidato, se assim for, é fundamental que o Ministério Público Eleitoral apure essa situação com rigor.

Afinal Firmino vota em quem?
Tendo sido digno de nota o fraco desempenho de Luciano Nunes em Teresina, principal reduto eleitoral do PSDB por décadas. Enquanto isso, a campanha da esposa de Firmino Filho, impõe respeito e tudo indica que Lucy será uma das deputadas estaduais mais votadas. Diante desse cenário, fica a dúvida: Firmino está votando mesmo em Luciano?

Apoio
Boa parte do PIB industrial da região norte se reuniu para declarar apoio aos candidatos Zé Filho e Juliana, o evento contou com a presença do prefeito Mão Santa, D. Adalgisa e a candidata a vice-governadora na chapa de Luciano Nunes, Delegada Cassandra. No evento os empresários destacaram a histórico de realizações e compromisso com a região.

O MPE denunciou
Diz o MPE que o ex-Secretário de Fazenda do Estado e o Contador Geral do Estado anularam os registros de débito da contabilidade e do sistema financeiro do Estado, usando para isso um operador inexistente. Esses atos foram denunciados pelo Ministério Público em ação na justiça no dia 3 de setembro. O governador não pode deixar de se pronunciar sobre tão grave denúncia! Se sabia, é cúmplice (e a Assembleia não pode se omitir de apurar e processá-lo), se não sabia, é incapaz de gerir nosso estado.

Repetiremos nessa coluna a mesma pergunta até que seja respondida:
O governador Wellington Dias sabia dos atos ilegais cometidos pelo seu secretário de fazenda e pelo seu contador-geral do estado?

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *