Tufão Mangkhut segue para Hong Kong após matar 25 nas Filipinas. Ciclone tropical é considerado um dos mais fortes dos últimos 5 anos.
Fonte: G1
Subiu para 25 o número de mortos após a passagem do supertufão Mangkhut pelas Filipinas, segundo autoridades locais, de acordo com a agência Reuters. O ciclone tropical, considerado o mais poderoso dos últimos cinco anos, girou em direção a Hong Kong e à costa chinesa neste domingo (16), ganhando força sobre o Mar da China Meridional.
Acumulando ventos de mais de 200 km/h, o supertufão tem uma velocidade equivalente a um “furacão intenso” de categoria 5 no Atlântico.
Autoridades filipinas disseram que pelo menos 25 pessoas foram mortas, incluindo um bebê e uma criança, a maioria em deslizamentos de terra em áreas montanhosas que deixaram pelo menos 13 desaparecidos.
“Os deslizamentos aconteceram quando alguns moradores voltaram para suas casas após o tufão”, disse o coordenador de resposta a desastres, Francis Tolentino, na rádio DZMM, acrescentando que 5,7 milhões de pessoas foram afetadas e a maioria estava preparada.
“Não importa o quanto estamos preparados, há realmente algumas limitações.”
Espera-se que Mangkhut percorra 100 quilômetros ao sul de Hong Kong e se dirija para o oeste, na direção da província chinesa de Guangdong, e do centro de jogos de Macau.
“De acordo com a previsão atual, Mangkhut estará mais próximo do Delta do Rio Pérola por volta do meio-dia (23h de sábado, no Brasil)”, disse o Observatório de Hong Kong.
O Observatório de Hong Kong emitiu neste domingo alerta máximo por causa da chegada do tufão Mangkhut, que apresenta uma grande “ameaça” para a cidade, assim como para várias províncias do sudeste de China.
O alerta permanecerá em vigor durante as próximas horas, quando se esperam ventos com velocidades de mais de 118 km/h.
Alguns moradores foram evacuados de áreas baixas com tempestades de até 3,5 m (12 pés) esperadas.