Editorial: Quando o potencial turístico de Parnaíba será levado a sério?

O título de cidade turística é apenas DEMAGOGIA em uma cidade que não gera renda e nem tem planejamento para ser polo turístico da região norte do Piauí.

Por: Bruno Santana

Se você fosse convidar um amigo para vir a Parnaíba, qual ponto turístico ou evento você utilizaria como “garoto propaganda” para seu convite? Pedra do sal? São João da Parnaíba? Calçadão Cultural? Praças históricas?

Bem, pontos e eventos turísticos nós temos, mas infelizmente NUNCA foram explorados pelos gestores públicos. Temos uma Universidade Federal que anualmente forma centenas de turismólogos, pessoas preparadas e capacitadas que são simplesmente ignoradas, taxadas como descartáveis aos olhos de quem deveria fomentar o turismo em Parnaíba.

Como vender a imagem da pedra do sal como uma das mais belas praias do Brasil, sem uma estrada segura de acesso à mesma? Ou com a promessa de décadas de reforma e capacitação dos bares de sua orla?

E quando falo em gestão pública do turismo, englobo não só o munícipio que há anos menospreza o que a natureza nos deu gratuitamente, mas também todos os gestores do governo estadual que nunca olharam para a região norte como polo turístico do estado.

O poder público NÃO É O DONO DO TURISMO, o gestor público NÃO É O DONO DO TURISMO, ele NÃO É O PATRÃO, O CHEFE, O BONZÃO, o gestor público do turismo, deve ser o FACILITADOR para que a iniciativa privada tenha meios de promover e vender nossos atrativos e assim gerar emprego para a população e impostos para o governo.

Como vender a imagem da pedra do sal como uma das mais belas praias do Brasil, sem uma estrada segura de acesso à mesma? Ou com a promessa de décadas de reforma e capacitação dos bares de sua orla? Uma ponte que em agosto deste ano fará aniversário do início das obras e que não tem fim… Essa infraestrutura sim é DEVER do gestor público. Continua após a publicidade.

Por que nosso São João não atrai grupos culturais de outros estados da região meio norte do país? Qual o grande festival Parnaíba tem a oferecer para atrair turistas? O maior São João do nordeste (e do mundo) São João de Campina Grande, é gerido por uma empresa PRIVADA, com todo o suporte de infraestrutura garantidos pela Prefeitura de Campina Grande, e isso não tira o mérito da administração pública, muito pelo contrário, isso atrai turistas que deixam dinheiro na cidade que poderá ser aplicado em ações que realmente são inerentes ao município.

Parnaíba capital do Delta do Piauí! Gente o Delta é praticamente todo do Maranhão. E o embarque para o delta se dá no município de Ilha Grande do Piauí. Precisamos parar de amadorismo, demagogia e ter responsabilidade com a coisa pública.

Governo seja ele municipal, estadual ou federal não deve ser dono nem prestador ou organizador de eventos, governo deve ser facilitador, fornecedor de condições para que a iniciativa privada explore o turismo gerando renda e empregos, além de divulgar nossas belezas, só assim nos tornaremos realmente uma cidade turística.

Publicidade
ATENÇÃO: Textos, fotos, artes e vídeos da tribunadeparnaiba.com estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da tribunadeparnaiba.com (tribunadeparnaiba@gmail.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o tribunadeparnaiba.com faz na qualidade de seu jornalismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *