Ao todo 19 mandados de prisão foram executados nas cidades de Parnaíba, Piripiri, Brasileira, Cocal, Barras, Tianguá (CE), Tutóia (MA) e Paraíso do Tocantins (TO).
Por: Bruno Santana
A Polícia Federal juntamente com a Polícia Militar do Piauí, deflagrou na manhã desta terça-feira (08) em Parnaíba, a Operação BIDITOS com o fim de desarticular organização criminosa especializada em fraudes a benefícios assistenciais do INSS concedidos a idosos e deficientes. A investigação iniciou-se há aproximadamente oito meses e contou com o apoio da Gerência Executiva do INSS no Piauí.
Segundo a Polícia Federal o prejuízo ao INSS é de aproximadamente R$ 30 milhões.
Em Parnaíba a operação resultou na prisão de 8 pessoas, entre elas uma funcionária do INSS. Já na cidade de Piripiri foram presos um vereador, um empresário e um funcionário público municipal.
Confira o momento da chegada dos presos a sede da Delegacia de Polícia Federal em Parnaíba:
Durante a investigação foi constatado que a organização criminosa recebia mensalmente cerca de 320 benefícios assistenciais fraudulentos e adotava como modo de agir a criação de pessoas fictícias por meio da falsificação de documentos públicos (tais como certidões de nascimento, carteiras de identidade e CPFs, dentre outros), que eram utilizados para a obtenção dos benefícios em diversas agências do INSS no Piauí e Ceará.
A Justiça Federal determinou o imediato bloqueio de contas bancárias dos
presos e a suspensão do exercício da função pública para a servidora do INSS de Parnaíba e para o servidor da Prefeitura de Piripiri/PI.
O nome da Operação BIDITOS decorre da expressão utilizada por alguns dos membros da quadrilha, que se dizem ciganos, para se referirem aos cartões de benefícios do INSS em seu dialeto.
04 veículos além de inúmeros cartões, foram encontrados com a quadrilha que tinha como uma de suas sedes um acampamento cigano próximo a cidade de Parnaíba. Um vasto arsenal com armas de diversos calibres, inclusive uma luneta, também foi encontrado em posse dos acusados.
A Polícia Federal não revelou a identidade da servidora do INSS de Parnaíba. A operação em Parnaíba contou com a participação 90 Policiais Federais e 28 Policiais da Força Tática de Parnaíba
Publicidade