Aprovada criação de universidades federais: As Universidades do Delta do Parnaíba – UFDPar e a Universidade do Agreste de Pernambuco – Ufape (PE).
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20/03) a proposta que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), por desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A medida está prevista em substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 5272/16, do Poder Executivo.
O Projeto de Lei que dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí UFPI, criada pela Lei 5.528, de 12 de novembro de 1968.
A UFDPar terá sede e foro na cidade de Parnaíba, no Estado do Piauí, e área de
abrangência inicial na microrregião do Litoral Piauiense. A microrregião do Litoral Piauiense, pertencente à mesorregião Norte Piauiense, possui área de 9.658 km² e população de 303.511 habitantes (Censo IBGE-2010).
A expansão da rede de ensino superior, a ampliação do investimento em ciência e
tecnologia e a promoção da inclusão social são objetivos centrais do governo federal. O
desmembramento da UFPI, com a criação de uma universidade pública, o norte piauiense, atenderá não só a esses propósitos, como também à demanda de uma região com economia e cultura peculiares.
Leia aqui a integra da proposta.
O texto dos senadores inclui a criação de outra universidade por desmembramento, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), originada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A matéria irá à sanção do Presidente Michel Temer