Em placa, moradores cobram do poder público solução para o problema. Órgãos suspeitam de ligações clandestinas na rede.
Por: Bruno Santana
Um bueiro de esgoto sanitário, localizado na Avenida José de Moraes Correia, tem causado transtorno a moradores da região. No local diuturnamente transbordam dejetos na Avenida, causando mau cheiro e levando água contaminada para a porta de diversas residências.
Sem solução, moradores confeccionaram uma placa cobrando do poder público uma solução e alertando para os riscos de contaminação da lagoa do Bebedouro. O bueiro pertence a rede de esgoto sanitário da AGESPISA, porém a obra foi realizada pela prefeitura de Parnaíba ainda na gestão do ex-prefeito Zé Hamilton e, não foi concluída.
O que dizem os órgãos públicos:
A AGESPISA, através do Coordenador de Esgotamento Sanitário, Sr. Carlos Alberto, informou que toda a rede localizada à margem da Avenida Armando Cajubá (lado do Bairro Santa Luzia), ainda não está operacional devido a paralisação das obras de elevatórios. “O que se tem hoje na região, são redes coletoras que não dão em lugar nenhum. Alguns moradores dos Bairros Santa Luzia, Joaz Souza, São Vicente de Paula fizeram ligações clandestinas nessa rede e essa água residuária não tem pra onde ir, ela enche a rede coletora e evidentemente vai ser lançada na parte mais baixa da rede”. “A responsabilidade evidentemente é da construtora e do contratante (prefeitura de Parnaíba)” afirmou Carlos Alberto.
A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Infraestrutura, afirmou que está trabalhando junto a Caixa Econômica Federal para a retomada das obras, uma vez que foram paralisadas a mais de 10 anos por falta de contrapartida do município para a conclusão das mesmas, mas que técnicos e, uma equipe de Serviços Urbanos já foram acionados para solucionar o mais breve possível o problema dos moradores, causados por ligação clandestina em rede não finalizada
Ainda segundo a Secretaria, durante todo o ano de 2017 a Prefeitura de Parnaíba, desfez inúmeras ligações clandestinas além de contratar prestadores de serviços como limpa fossa.
Tanto a Prefeitura de Parnaíba, quando a AGESPISA, concordam que a ligação clandestina na rede de esgoto sanitário é o principal fator para o transbordo de dejetos na Avenida.
Vale ressaltar que, ligação clandestina em sistema de esgotamento sanitário, está sujeita a multa das vigilâncias sanitárias estadual e municipal, além de causar danos ao meio ambiente.