Desembargador Francisco Paes Landim tomou posse ao lado do desembargador Sebastião Martins. Novo presidente vai lidar com extinção de 24 zonas eleitorais.
Tomou posse nesta terça-feira (19) o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Francisco Paes Landim. Ele vai comandar a justiça eleitoral no Piauí nos próximos dois anos e o desembargador Sebastião Ribeiro Martins é o vice-presidente.
O novo presidente disse que não vai aceitar interferência econômica, política e jurídica nas eleições de 2018. “O processo eleitoral é um processo de cooperação. Nós temos de ter a consciência que o contraditório político é um contraditório de fogo. Mas, apesar de ser um contraditório duro, árduo e às vezes tempestuoso esse contraditório político não pode desequilibrar o pleito eleitoral e isso que a justiça eleitoral não vai tolerar”, disse o desembargador Francisco Paes Landim.
Deixando o cargo de presidente, o desembargador Joaquim Santana, lamentou a extinção de comarcas no Piauí a partir de determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo 24 zonas eleitorais foram extintas e de acordo com o ex-presidente podem haver dificuldades nas eleições.
“Para muita gente foi um retrocesso. E eu concordo. Mas, foi uma determinação superior, que mandou extinguir 56 zonas no Piauí. Conseguimos extinguir 24 ouvindo Ministério Público, associações e temos colegas que torcem para isso se reverter”, disse o ex-presidente do TRE-PI.