Assim como em 2015, brasileiro enfrenta os dois ganhadores do prêmio da Fifa dos últimos 10 anos. Buffon, Navas e Neuer disputam entre goleiros, e Allegri, Conte e Zidane, entre técnicos.
Neymar mais uma vez vai concorrer com Cristiano Ronaldo e Messi ao prêmio de melhor jogador do mundo. Assim como aconteceu há dois anos, em 2015, o craque brasileiro é o intruso da vez entre os dois grandes astros desta geração na disputa pela principal premiação do futebol. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 22 de setembro, pela Fifa no anúncio dos três finalistas do “The Best”.
Assim, Neymar volta a ter a oportunidade de interromper a incrível sequência imposta por Messi e Cristiano Ronaldo, que se alternam entre os vencedores do prêmio da Fifa desde 2008. O último a ser eleito melhor do mundo antes da dupla foi Kaká, após levar o Milan ao título da Liga dos Campeões em 2007, e o atual dono do posto é o português do Real Madrid.
O camisa 10 do PSG concorre pelo que fez em campo pelo Barcelona e seleção brasileira. Diferentemente do que era feito até 2016, o prêmio será entregue em outubro, não em janeiro do ano posterior, e a disputa leva em conta apenas o que foi feito na temporada 2016/17, com período de avaliação entre 20 de novembro do ano passado até 2 de julho do atual.
Definido com base em votos de técnicos e capitães de seleções, jornalistas e torcedores, o prêmio “The Best” foi criado no ano passado, depois de seis anos em que a Fifa e a revista France Football entregaram a Bola de Ouro conjuntamente. A publicação francesa continua entregando o prêmio, mas a maior entidade do futebol criou novo troféu para o melhor jogador do mundo.
O vencedor será conhecido dia 23 de outubro, em cerimônia de gala, em Londres.
Fonte: Globo Esporte